pt

Soluções Sustentáveis

Sustentabilidade e qualidade de vida então entre as aspirações almejadas por uma sociedade ideal. Embora nem sempre tão visível, os produtos fabricados em alumínio estão presentes na vida das pessoas, contribuindo para a construção desse cenário. Não por acaso, o consumo de alumínio por habitante é tanto maior quanto o estágio de desenvolvimento de um país.

Veja alguns exemplos da presença do alumínio no dia a dia e como ele proporciona soluções sustentáveis para os desafios da vida moderna.

Acessibilidade

Cresce no Brasil a importância de facilitar o acesso para pessoas com necessidades especiais e da terceira idade. O alumínio cumpre um importante papel ao ser utilizado em próteses, órteses, andadores e outros acessórios, inclusive cadeiras de rodas, onde a leveza e resistência são fundamentais. Também é muito utilizado em equipamentos para veículos adaptados para pessoas e portadoras de necessidades especiais.

Alimentação

O segmento de embalagens é o maior mercado de produtos transformados de alumínio no Brasil. A versatilidade aliada à eficácia na proteção dos alimentos e preservação do sabor, além da infinita reciclabilidade são fatores-chave nesta escolha. Por ser uma excelente barreira contra luz, umidade e impurezas, o alumínio protege e aumenta a vida útil dos produtos embalados, aumentando seu acesso à população. Outra importante aplicação do alumínio para a conservação de alimentos é sua presença nos sistemas de refrigeração, como em geladeira, câmaras frias e trocadores de calor.

Saúde

O sucesso de um tratamento depende do acesso e da adequada conservação dos medicamentos. A flexibilidade, impermeabilidade, resistência à corrosão e facilidade de impressão do alumínio, o tornou indispensável em cartelas, blisters e tubos, que conservam e protegem os medicamentos, além de permitir seu uso de forma fracionada. O alumínio também está presente na forma de macas, mobiliário, instrumentos, equipamentos e acessórios em ambulâncias, hospitais e consultórios.

Comunicações

Nossa vida está cada vez mais conectada, com o uso intenso de internet banda larga, acessada por notebooks, tablets e smartphones. No Brasil, o Plano Nacional de Banda Larga e projetos de inclusão digital objetivam ampliar ainda mais este acesso. Seja nos cabos de transmissão de dados, nos dissipadores de calor ou no corpo dos equipamentos, o alumínio oferece leveza, resistência, durabilidade e um design diferenciado.

Construções sustentáveis

O alumínio é um grande aliado na construção civil para tornar empreendimentos mais sustentáveis. Entre as soluções estão janelas integradas com persianas de alumínio e outros sistemas inteligentes para o aproveitamento da iluminação natural e o conforto térmico e fachadas fotovoltaicas que convertem radiações solares em energia elétrica.

Energia

De acordo com o IBGE, em 2010, havia 1,3% de domicílios sem energia elétrica no Brasil. Nas áreas rurais, esta porcentagem chegava a 7,4%. O programa de eletrificação rural do Governo Federal “Luz para Todos“, que já beneficiou cerca de 14 milhões de brasileiros, foi um propulsor do aumento do consumo de cabos de alumínio. O metal também está presente na utilização de fontes limpas e renováveis de energia, como nos coletores para aquecimento de água e nas estruturas para células fotovoltaicas.

Mobilidade Sustentável

Baseia-se na necessidade de criar soluções que otimizem o tempo de deslocamento por meios de transporte eficientes e com menos emissão de gases do efeito estufa. Por ser leve e durável, o alumínio contribui para economia de combustíveis, redução de emissões, menor desgaste de pneus, peças e dos pavimentos. Desta forma, o metal se tornou indispensável para praticamente todos os meios de transporte. Veja aqui mais exemplos da contribuição sustentável do alumínio nos transportes.

cheap air jordans