Por que Reciclar? – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
SUSTENTABILIDADE: RECICLAGEM

Por que Reciclar?

A reciclagem do alumínio alia uma combinação única de vantagens. Dentre seus benefícios podem ser destacados a importância da atividade nos aspecto sustentável da indústria do alumínio, representado pela economia de energia elétrica e da bauxita (minério que origina o alumínio primário) e a geração de renda a um número de famílias que vivem da atividade.

O processo de reciclagem utiliza apenas 5% da energia elétrica e, segundo dados do International Aluminium Institute (IAI), libera somente 5% das emissões de gás de efeito estufa quando comparado com a produção de alumínio primário. O processo diminui o volume de lixo gerado que teria como destino os aterros sanitários. Também estimula a consciência ecológica, incentivando também a reciclagem de outros materiais, seja devido ao seu elevado valor residual ou mesmo por meio de programas de educação ambiental.

A sucata de alumínio pode ser empregada na fabricação de itens para vários segmentos como os de embalagens, construção civil, indústria automotiva e bens de consumo e serve também como matéria prima para indústria siderúrgica, na forma de desoxidante. Essa é a grande vantagem do alumínio, que sai da cadeia depois de utilizado e pode ser reaplicado em diferentes segmentos, gerando ganhos para todo o ciclo.

Como participar?

A reciclagem de alumínio no Brasil é um exemplo bem sucedido de sustentabilidade envolvendo governo, iniciativa privada e a sociedade. Pessoas de todas as classes sociais podem contribuir para movimentar essa cadeia que gera tantos benefícios ao meio ambiente e milhares de famílias.

Condomínios, empresas, clubes podem organizar programas de descarte seletivo de lixo, de forma a facilitar a coleta seletiva nos bairros e municípios atendidos por esse tipo de serviço público.

Nos locais onde não há coleta seletiva municipal podem ser atendidos por cooperativas de catadores ou por compradores de sucata. O site do Cempre – Compromisso empresarial para reciclagem (www.cempre.org.br) possui um sistema de pesquisa de cooperativas e sucateiros.


ico-voltar Reciclagem
 ico-veja-tambem Reciclagem no Brasil
 ico-veja-tambem Latinhas Campeãs
 ico-veja-tambem Fluxo da Reciclagem
 ico-veja-tambem Classificando a Sucata