Projeto ABAL Alumínio nas Escolas – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
Projetos

Projeto ABAL Alumínio nas Escolas

Este projeto é uma iniciativa da associação que visa disseminar conhecimento, fomentar o ensino, a pesquisa e a inovação tecnológica do alumínio no meio acadêmico e articular parcerias com as principais instituições de ensino do país para desenvolvimento de programas educacionais e realização de eventos técnico-científicos.

Sentindo necessidade de atuar mais intensamente com os futuros profissionais da indústria do alumínio, que serão os responsáveis pelo crescimento, fortalecimento e inovação do setor, em 2006 o Comitê de Tecnologia e Normalização da ABAL criou o Projeto e, desde então, vem atuando de maneira sistemática e abrangente junto ao meio acadêmico.

As atividades são principalmente direcionadas às áreas de Arquitetura, Construção Civil, Meio Ambiente, Metalurgia e Materiais e contam com o suporte técnico de consultores e especialistas da indústria do alumínio.
Atividades do Projeto

O Projeto ABAL Alumínio nas Escolas oferece suporte e conteúdo técnico, materiais para pesquisa e investe em tecnologias de disseminação de conhecimento para que o alumínio esteja cada vez mais presente nas grades curriculares.



As atividades são organizadas a partir de seis linhas de ação

CONVÊNIOS TÉCNICO CIENTÍFICOS
A ABAL, por meio da assinatura de convênios com instituições de ensino, coopera com o desenvolvimento de projetos relacionados ao alumínio nas áreas de ciência e tecnologia, tais como: pesquisas, materiais didático, capacitação de pessoal, entre outros.

EVENTOS
Com o objetivo de disseminar os principais temas da indústria do alumínio, a ABAL promove palestras, workshops, seminários, congressos e exposições que contribuem para a formação de estudantes e ainda fomentam parcerias e oportunidades. Dessa forma, as instituições de ensino participam dos eventos da ABAL, enquanto a associação participa de eventos organizados pelo meio acadêmico.

VISITAS TÉCNICAS PROGRAMADAS
Para quem quer trabalhar na indústria do alumínio é essencial conhecer, de perto, os processos produtivos do metal, da extração do minério à transformação em produto final. Por isso a ABAL organiza, periodicamente, visitas técnicas de docentes e estudantes a empresas do setor.

ATUALIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS
Para garantir a boa formação dos futuros profissionais da indústria do alumínio, a ABAL pode viabilizar a atualização do acervo bibliográfico das instituições de ensino com publicações técnicas e livros de referência sobre o alumínio

DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS
Para facilitar o ensino e a disseminação de conhecimentos relativos ao alumínio, a ABAL desenvolve e disponibiliza materiais didáticos – entre publicações, ferramentas audiovisuais e aplicativos para web – referentes às diferentes aplicações e propriedades do alumínio e suas ligas e está a disposição para também auxiliar docentes na preparação de conteúdos técnicos.

CAPACITAÇÃO DE DOCENTES
A ABAL mantém uma rede de contato com profissionais de referência no mercado do alumínio, capacitados para qualificar mestres e professores para lecionarem diferentes disciplinas relativas à aplicação do metal.

Escolas Parceiras

Instituições de ensino parceiras do Projeto ABAL Alumínio nas Escolas oferecem um grande diferencial aos seus alunos e garantem a formação de profissionais habilitados em transformar matéria-prima em soluções para o mercado.
Seja também um parceiro.

Participe do Projeto ABAL Alumínio nas Escolas. Para mais informações, entre em contato.

Veja também em cursos