Normas Técnicas – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
Normas Técnicas

Normas Técnicas

A ABAL é supervisora e mantenedora do Comitê Brasileiro do Alumínio – ABNT/CB-035, responsável pela elaboração e revisão de Normas Técnicas para toda a cadeia do alumínio, compreendendo minério (bauxita), óxidos, metal primário, ligas, produtos brutos, semiacabados e acabados e revestimentos superficiais, no que concerne a terminologia, requisitos, métodos de ensaio e generalidades.

O processo de elaboração de uma nova Norma é iniciado a partir de uma demanda, que pode ser apresentada por qualquer pessoa, empresa, entidade ou organismo regulamentador, que estejam envolvidos com o assunto a ser normalizado, a qual é analisada pelo Comitê pertinente. Sendo viável, o assunto é discutido pela Comissão de Estudos vinculada ao Comitê em questão, para então dar origem ao documento com a participação aberta e voluntária a qualquer interessado.

Um Projeto de Norma é então obtido e submetido à Consulta Nacional, dando assim oportunidade a todas as partes interessadas para examiná-lo e emitir suas considerações e, estando todas elas de acordo, o Projeto é então publicado como Norma brasileira.

Para mais informações relativas a Normas Técnicas acesse o site da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, através do link: www.abnt.org.br

Acompanhe aqui os Projetos de Norma em Consulta Nacional e as Normas Técnicas publicadas referentes à cadeia do alumínio.