Indústria Elétrica – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
APLICAÇÕES DO ALUMÍNIO

Indústria Elétrica

Distribuindo energia através de fios e cabos

É através de fios e cabos de alumínio que as concessionárias transportam energia elétrica por todo o país. Só o alumínio une boa condutividade elétrica e excelente resistência mecânica com extrema leveza. Diferenciais que se revertem em maior capacidade de transmissão de energia, resistência a altas temperaturas sem perda de propriedades físicas e muita economia na montagem, manuseio e manutenção dos sistemas.

É por isso que o alumínio é hoje material número um para aplicação nas linhas subterrâneas e aéreas, de transmissão, subtransmissão, distribuição e também em cabos para-raios que protegem os sistemas. Com peso específico significativamente inferior aos outros metais, o uso de cabos de alumínio para transporte de corrente elétrica reduz o peso nas estruturas de sustentação, minimizando o custo das redes com menores investimentos e menos manutenção.

Na área rural, os cabos de alumínio são utilizados para distribuição de cargas individuais de baixa e alta tensões por grandes distâncias com alto desempenho e custo baixo.

Veja também em Indústria Elétrica