pt

Automotivo e Transportes

O setor de transportes é o maior consumidor de alumínio no mundo. Chapas, folhas, perfis, forjados e fundidos de alumínio derivam cada vez mais soluções eficientes para essa indústria.

Graças as suas propriedades e características, o alumínio está presente em praticamente todos os sistemas e componentes utilizados na fabricação de veículos mais leves, menos poluentes e com melhor desempenho.

Centro de Informações Automotivo e de Transportes

A ABAL trabalha na divulgação de informações específicas sobre o uso do alumínio, suas vantagens e versatilidade no setor automotivo e de transportes, além de promover a interação entre pesquisadores, estudantes, profissionais da indústria e do mercado, oferecendo uma porta de acesso à informação, pesquisa e discussão.
Contato: automotivo@abal.org.br.

Contribuição Sustentável

Produzir meios de transporte econômicos, com baixas taxas de emissões de CO2 e elevada reciclabilidade são objetivos hoje em todas as montadoras do globo, pressionadas pela dependência do petróleo, ameaça das mudanças climáticas e pelos novos hábitos dos consumidores.

Como veículos mais leves consomem menos combustível (e potência de baterias) e são menos poluentes, substituir materiais pesados pelo alumínio – dois terços mais leve que aço e infinitamente reciclável – nas linhas de montagem é alternativa eficaz e viável para responder a essas metas.

Você sabia que:

  • Componentes automotivos de alumínio são tipicamente 50% mais leves e ainda garantem maior rigidez estrutural e segurança veicular que os fabricados com materiais mais pesados. (1)
  • Cada 10% de redução de peso nos automóveis – pelo uso do alumínio em substituição ao aço - representa um aumento de 5% a 7% em eficiência de combustível; (1)
  • A cada 100 kg de redução de peso de um automóvel, cerca de 300 a 900 litros de combustível podem ser economizados durante todo o ciclo de vida do veículo. Em táxis e em ônibus urbanos, a economia é significativamente superior a 2.500 litros. (2)
  • Em média, cada quilo de alumínio, aplicado em substituição a um material pesado, pode evitar a emissão de até 20 kg de CO2 durante a vida útil de um automóvel (1); 28 kg de CO2, de caminhões, e 40 kg a 45 kg de CO2, de ônibus.
  • A aplicação do alumínio para reduzir o peso dos veículos do setor de transportes no mundo pode evitar a emissão de 660 milhões de toneladas de CO2 ao ano – 9% das emissões do gás de efeito estufa relacionadas ao segmento. (1)
  • Com diversas vantagens técnicas, econômicas e ambientais, cerca de 90% do alumínio presente nos veículos é recuperado e reciclado.(1)

Fontes:
1. Drive Aluminum Website, 2013
2. Folder “Transport and Aluminium”, IAI, 2008
3. Folder “Aluminium in Commercial Vehicles”, EAA, 2008

cheap air jordans